Thursday, 24 June 2010

Navegações celestes


Representação de Sopdet, — Sírius em egípcio, — e Orion, navegando o oceano celeste. 

 Orion não era a constelação hoje dada como tal: as três estrelas - Alnilam, Alnitak e Mintaka - do  "cinturão de Orion" eram três estrelas que formavam uma coroa sobre a sua cabeça. As estrelas que hoje dizem serem "os ombros" de Orion, muito mais a Norte, não eram portanto incluídas na representação de Orion. Aquilo que hoje chamam os cães de Orion era simplesmente a constelação de Orion, não havia cães. Os ceptros de Orion e de Sopdet são representações de estrelas. 

Em períodos posteriores, esta representação de Sopdet dasaparece para dar lugar à vaca celeste deitada na mesma barca, antecedendo Orion. Entre os dois surge um falcão.


Os Egípcios contavam os ciclos de Sirius e os ciclos dos anos solaresde 365 dias exactos  - para além dos ciclos lunares. De 1506 anos em 1506 anos os equinócios e os solstícios são no mesmo dia desses anos móveis (de 365 dias, não corrigidos).
O "ano sotíaco" (não estou certa do termo em pt) é o tempo que a estrela Sírio demora para voltar a aparecer no horizonte (levante helíaco). 46. 827 anos é o tempo que os equinócios e os solstícios demoram a percorrer o ano sotíaco, ou seja, que voltam a ser no mesmo dia e hora do ano sotíaco. Fazendo assim cruzamentos entre os diferentes calendários, os antigos egípcios conseguiam uma exactidão de medição de tempo de muitos milhares de anos.

Enquanto que o nosso calendário é linear, grosseiro e extremamente impreciso, o sistema de calendário Egípcio é cíclico, preciso, e ... uma pequena maravilha de saber e amor...  que eleva os nossos olhares para a eternidade e para as esferas celestes. 




Jesus e os "filhos de Abrahão..."

"Sou um homem que vos falei a verdade que ouvi de "Deus"; e isto é o que Abrahão nunca fez."

Jesus, S. João 8.40.
(a procurar de que palavra traduziram aqui "Deus", já que, ao que parece, pelo menos duas ou três palavras diferentes foram traduzidas pelo "nome de Deus" ou por "Deus".

....

"Deus é Espírito; e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram"

Jesus, S. João 4.24.

À sombra...

da Luz
da esperança,
A ti
Agradeço,
que me amparaste.